ALE

quarta-feira, 21 de abril de 2010

História da Família Epaminondas em Pedra Branca - Fundadores da Cidade!

HISTÓRIA DA CIDADE DE PEDRA BRANCA-PB DA QUAL MINHA FAMÍLIA FOI FUNDADORA.QUE MÁXIMO ISSO! (Dados confirmados pela prima Jeanne Epaminondas)

Inicialmente quando Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, era conhecida como sítio Pedra do Fumo, uma vez que neste sítio os encontros dos viajantes da época eram marcados numa pedra na qual existia um pé de fumo.
Os primeiros habitantes deste sítio foram Adauto Oliveira e Silva, Petronilo Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, e outros. As primeiras casas a serem construídas pertenciam à família do senhor Raimundo de Araújo, em seguida o senhor Antônio Araújo Sobrinho e depois Joaquim Oliveira e Silva também construíram suas casas.O povoado Pedra do Fumo surgiu graças à iniciativa do senhor Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite, idealizou a construção de uma capela, que por sugestão de Laura de Sousa Oliveira foi escolhida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, e no dia 20 de Junho de 1954 foi colocada a primeira pedra de edificação da capela e o Cônego Manoel Firmino celebrou a primeira missa, Petronilo Epaminondas e família, entre outros. Em 02 de Agosto de 1954 começaram a realizar feiras livres nos dias de domingo, no local onde hoje se encontra à Avenida Cônego Manoel Firmino; nestas feiras comercializavam tecidos, ferramentas, frutas, doces e vários outros produtos. O primeiro comerciante filho da terra foi o senhor Cícero de Sousa Neto. Por ocasião da realização destas feiras o povoado começou a se desenvolver e novas residências e casas comerciais foram construídas. Sendo a primeira panificadora pertencente ao senhor João Batista.
Sobre a educação, a Escola Eliminar Rural Mista foi a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo, na residência do senhor Antônio de Sousa Oliveira.Com o passar dos anos e o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, sendo a proposta aceita por unanimidade.Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca.

2 comentários:

  1. oi,meu nome e jane epaminondas,gostaria de saber se temos laços familiares.Sou de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu me chamo Ione e estou a procura de minhas raízes e gostaria de saber se temos algum parentesco, sou filha de José Epaminondas de Albuquerque, meu pai era paraibano e toda sua família também.

    ResponderExcluir